terça-feira, 12 de novembro de 2013

Desautomação da Linguagem

A nossa professora pediu que criássemos desautomações para as seguintes palavras: Paz, Maca, Mulher, Sexo, Ódio, Lua, Pterodáctilo, Isótopo, Prosperidade e Namorado.
Como se fosse uma explicação do dicionário, porém, de forma desautomata, como no poema de Manoel de Barros:
"Sol: s,m. Quem tira a roupa de manhã e acende o mar. Quem assanha as formigas e os touros. Diz-se que se a mulher espiar o seu corpo num ribeiro florescido de Sol, sazona. Estava Sol: o que a invenção de um verso contém."

E lá vão os meus:

Paz: que jorra pela vielas viscerais na sua cor vermelha feito rastro de pólvora.

Maca: objeto estático metálico sem função e nem de observação, serve para não compreensão humana.

Mulher, Artigo bélico de destruição em massa, de auto destruição e de beleza única. Tem fome por roupas e sede pós vaidade, não se cria, não se domestica, só se observa, só se adora.

Sexo, vende, troca, financia, ar condicionado, bancos de couro, airbag, ABS, alarme, rodas esportivas, suspensão preparada, motor turbinado, coisa rara!

Ódio, limite entre o suportável e o insuportável, a linha que, se parte, o cúmulo passado do ponto, a gota de água, quando não tem volta e nem outra emoção cabível.

Lua, crescimento anual de 12 centímetros, cortados na época certo provêm crescer forte e vigoroso. Pois o corte errado quedas aconteceram mediante a sua escuridão.

Pterodáctilo, É um frango escamoso e pré-histórico cujo bico bica, o pé cisca e as asas batem, tal qual um frango pré-histórico e escamoso.

Isótopos, ser rastejante de aspecto rugoso. Vive em condições extremas mas sua criptonita é o lutador de boxe de só um braço. Que ingere diariamente para seu suplemento.

Prosperidade, Entidade sobrenatural, prima distante da luxuria, caminha lado a lado com a fartura e às vezes é vista com o Papai Noel, visita os ricos e cospe na casa dos pobres.

Namorado é o Saci de kichute. Ser lendário, muitas mulheres desejam, mas com aquela pitada sempre montado em sua Ferrari 458 bi turbo que só em sonhos é possível  realização.

Nenhum comentário: